A
fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a
criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas.
O
processo cognitivo e emocional é construído a partir daquilo que a
criança observa, dos modelos que tem e dos estímulos que recebe.
Amigos
imaginários, o faz de conta e as aventuras incríveis são algumas
destas experiências que só o olhar e os sentidos das crianças são
capazes de ver e vivenciar.
Fantasia
e realidade estão presentes na infância e, em certo período, elas
se misturam.
Cada
criança se desenvolve de forma única, em ritmo próprio.
Algumas
com 2 anos já são capazes de inventar coisas. Até os 3 anos, ela
está protegida pela fantasia. Por volta dos 4 anos, já começa a
distinguir a fantasia da realidade e recorre a imaginação para
explicar situações embaraçosas.
O desafio
de pais e professores é diferenciar as situações e agir com
eficiência sem limitar a imaginação e criatividade dos pequenos.
As
motivações mais comuns para a mentira propriamente dita são:
carência, medo, insegurança e principalmente para testar limites.
Como agir
após esta constatação?
Em
primeiro lugar são os exemplos, a criança se espelha no adulto.
A seguir
conversa-se com a criança reforçando que aquilo é imaginação.
O tema
pode ser tratado também de forma lúdica através de histórias.
A relação
de confiança também é fundamental. Não ache graça quando a
criança mentir. Se for fantasia, mostre-se interessado, estimule mas
deixe claro que se trata de invenção e que você e ela sabem disto.
*Texto
baseado em reportagem da Revista Projetos Escolares.
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