sexta-feira, 13 de abril de 2012

Fantasia x Mentira?



A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas.
O processo cognitivo e emocional é construído a partir daquilo que a criança observa, dos modelos que tem e dos estímulos que recebe.
Amigos imaginários, o faz de conta e as aventuras incríveis são algumas destas experiências que só o olhar e os sentidos das crianças são capazes de ver e vivenciar.
Fantasia e realidade estão presentes na infância e, em certo período, elas se misturam.
Cada criança se desenvolve de forma única, em ritmo próprio.
Algumas com 2 anos já são capazes de inventar coisas. Até os 3 anos, ela está protegida pela fantasia. Por volta dos 4 anos, já começa a distinguir a fantasia da realidade e recorre a imaginação para explicar situações embaraçosas.
O desafio de pais e professores é diferenciar as situações e agir com eficiência sem limitar a imaginação e criatividade dos pequenos.
As motivações mais comuns para a mentira propriamente dita são: carência, medo, insegurança e principalmente para testar limites.
Como agir após esta constatação?
Em primeiro lugar são os exemplos, a criança se espelha no adulto.
A seguir conversa-se com a criança reforçando que aquilo é imaginação.
O tema pode ser tratado também de forma lúdica através de histórias.
A relação de confiança também é fundamental. Não ache graça quando a criança mentir. Se for fantasia, mostre-se interessado, estimule mas deixe claro que se trata de invenção e que você e ela sabem disto.
*Texto baseado em reportagem da Revista Projetos Escolares.

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